3

Formação

 Oi pessoas!! Como foram de Natal?! Espero que tenha sido um santo e feliz Natal pra o mundo todo!!
  Gente encontrei este texto no site da Canção Nova e achei que vale a pena ser lido pois nos ajuda muito na educação dos nossos filhos que, hoje em dia, está cada vez mais difícil...
  Aproveito para desejar à todos os amigos, clientes, seguidores e visitantes do blog um 2012 cheio de bençãos e realizações!! Beijos,

  FORMAÇÕES

Imagem de Destaque

Dizer 'sim' e dizer 'não'

Quando dizemos "não" a nós mesmos aprendemos a autodisciplina

Você já notou como lida com seus impulsos, com aquela vontade irresistível de fazer algo? Controlar nossos impulsos significa o quanto conseguimos ser capazes de adiar a gratificação por algo e, com isso, fazer escolhas mais inteligentes ou adaptáveis. Sabe o que é mais interessante: o controle dos impulsos se dá em nossa infância, quando lidamos com as primeiras frustrações e gratificações.

Quando dizemos “não” a nós mesmos, aprendemos a autodisciplina, palavra tão conhecida entre nós e citada em revistas, artigos, programas de TV. Essa habilidade é capaz de gerar felicidade e sucesso.

Nisso começa o desafio dos pais, cuidadores, professores, pois crianças nunca aprendem a autodisciplina sozinhas, mas também não aprendem na escola ou na sala de aula. Não há curso para isso [autodisciplina]. Aí entra a habilidade dos pais em dar limites aos filhos e ensiná-los que, para cada ato, há uma consequência, que as escolhas levam a determinados caminhos, positivos ou negativos.

Ao deixar claro para uma criança quais as expectativas que se tem sobre algo ou os limites e o resultado sobre aquilo que não se cumpriu, tudo fica mais claro. Ou seja, a criança aprende, desde pequena, que, se optar por algo errado, receberá sua escolha em troca, experimentando o resultado negativo das escolhas feitas. 

O que é mais complicado quando é necessário dizer “não” para seu filho? Muitos pais podem dizer que a dificuldade está em ver que o filho ficou infeliz, ficou triste, desapontado. Claro que, como pais, o que se tenta fazer muitas vezes é, de fato, evitar o sofrimento, mas isso se torna uma forma enganosa de proteger. Será muito mais produtivo dar aos filhos formas de lidar com a perda e, com isso, criar formas de “amortecer” as situações e lindar com os obstáculos da vida.

Dizer “não” é muito mais complicado do que dizer “sim”; porém, olhando para o futuro os resultados de um “sim” e um “não”, no tempo certo, fazem toda a diferença quando seu filho for adolescente ou adulto. Não diga “sim” para acalmar o choro ou a irritação do seu filho, mas diga “sim” quando é necessário e “não” sempre que preciso, para que não colha dificuldades em longo prazo.

Na autenticidade e na democracia da relação pai e filho, nos dias atuais, cresce e liberdade em dizer o que se pensa e posicionar-se, porém, não podemos nos esquecer do papel de modelagem de comportamento que damos ao filhos. “Ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são os seus limites — e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida. É necessário que a criança interiorize a ideia de que poderá fazer muitas, milhares, a maioria das coisas que deseja — mas nem tudo e nem sempre. Essa diferença pode parecer sutil, mas é fundamental.” (Zagury, T.)

Esse é o desafio da persistência, do amor, do cuidado e da certeza que um “sim” e um “não” bem colocados, e ao seu tempo, farão toda a diferença na construção de adultos saudáveis e resistentes aos embates da vida.

Elaine Ribeiro
psicologia01@cancaonova.com
Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.
Blog: temasempsicologia.wordpress.com
Twitter: @elaineribeirosp


8

Boas Festas!!

   Natal, tempo de esperança, tempo de amor, tempo de 
abrirmos o coração para que Cristo se faça presente na 
nossa vida!!
  Natal, tempo em que o Céu toca na terra!(Luzia 
Santiago)
   Nós, da família Maria Chicca Ateliê, desejamos à você e sua família UM SANTO E FELIZ NATAL CHEIO DE PAZ, AMOR, SAÚDE E FELICIDADE E UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES!!



3

Calendário de Natal





 


  Oii gente!! Tô eu aqui de novo, nem preciso falar que aqui no ateliê tá uma correria só para acabar tudo em tempo da festa de formatura né... (aquela que já tinha contado em outro post!)
 Mas também, como já disse muitas vezes por aqui, amo o tempo de Natal e não poderia deixar de fazer esse calendário que era meu sonho de consumo, rsrsrsrs



Inspirado no trabalho de Edna Thomazini

Não preciso nem dizer o quanto eu AMEI fazê - lo e queria muito saber o que você achou!! Deixe um recadinho aí dizendo...
Que a Sagrada Família nos inspire sempre mais a seguir o Caminho que leva ao Pai!!
Que Ela interceda por nós para que tenhamos um Santo e Feliz Natal!!